Desgaste Dental e agora?

Caso clínico acima se refere a Paciente MCSI de 64 anos, que compareceu a nossa clínica com queixa de dentes amarelados, principalmente no dente da frente, com pouca sensibilidade e que a incomodavam esteticamente.
Ao exame clínico identificamos diversas restaurações de Resina Composta, inclusive procedimento estético de Facetas de Resina Composta com espessura de 1 mm aproximadamente, lesões de abfração, recessão gengival, dentre outros. Identificamos também o DESGASTE EXCESSIVO DO ESMALTE DENTÁRIO, mostrando a cor amarelada, parte mais interna da estrutura dentária, e que incomodava a paciente, de acordo com ela:
-Eu acreditava ser a cor pelo manchamento das Facetas e pelo tempo de uso. Quando eu fiz, eu me lembro de ter tido desgaste sim e meus dentes ficaram bem sensíveis.
Sua estética havia sido realizada em há pelo menos 10 anos. Realizamos a higiene bucal, o tratamento desses desgastes, fizemos as restaurações indicadas para o caso e Facetas de Resina Composta para a estética anterior.
O uso das Facetas de Resina Composta estão cada vez mais comuns no nosso cotidiano, com isso a procura pela realização também é cada vez maior. As Facetas podem e devem ser realizadas sem nenhum desgaste dental, uma vez que, seja esta a indicação correta para o caso clínico.
Nossa equipe preconiza sempre por manter a saúde bucal sem afetar os tecidos dos elementos dentários, nossa prioridade é a saúde bucal.
O correto diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento.
Procure por profissionais capacitados.
Um abraço, até breve.
Dra. Gabriela Siqueira
