Buscar
  • Gabriela Siqueira

"Como intervir no processo de cárie proximal em adolescentes e adultos".

A cárie é uma doença altamente prevalente nos dias atuais, muitos de nós acreditamos que é uma doença erradicada, erroneamente, portanto ainda existe uma carga apesar das consideráveis ​​reduções de cárie em criaas e adolescentes em muitos países. A partir da adolescência, a proporção de cáries proximais aumenta e, eventualmente, domina a pontuação de superfícies preenchidas deterioradas.

As cáries proximais são aquelas explicadas por nossa equipe com as cáries do fio dental, que muitas vezes negligenciado é o principal motivo do aparecimento dessas lesões.


São cáries ocultas, muitas vezes, vistas apenas pelo exame radiográfico, o que o torna imprescindível uma avaliação de cada caso e cada tempo de retorno no seu dentista.


Uma gama de opções de tratamento para o tratamento de lesões proximais está disponível, nos dias atuais, incluindo abordagens não operatórias / não invasivas e minimamente / microinvasivas, bem como tratamentos restauradores.


O tratamento não invasivo tenta reduzir a atividade de cárie por meio do controle de biofilme e aplicações de flúor.

Os tratamentos microinvasivos incluem selantes proximais e infiltração de resina que constroem uma fronteira mecânica contra o desafio cariogênico.

Para lesões mais avançadas, as cáries nas superfícies proximais dos dentes permanentes requerem principalmente tratamento cirúrgico para substituir a perda de tecido duro.

A avaliação criteriosa e o diagnóstico correto no tempo certo são as duas opções oferecidas para a erradicação de cáries nos dias atuais. O correto retorno ao profissional para a avaliação é de extrema importância.


Esse artigo abaixo nos ajudou a falar sobre esse assunto.

Splieth, C., Kanzow, P., Wiegand, A. et al. How to intervene in the caries process: proximal caries in adolescents and adults—a systematic review and meta-analysis. Clin Oral Invest 24, 1623–1636 (2020). https://doi.org/10.1007/s00784-020-03201-y

Busque sempre um especialista para fazer sua avaliação!


Até breve!


8 visualizações0 comentário