O uso do laser na especialidade da odontologia.
Atualizado: 14 de jul. de 2021
O uso de laseres na odontologia está sendo cada vez mais comum. A atuação do laser com a absorção da luz, produz efeitos benéficos para os tecidos bucais.
O laser de baixa potência conhecido como Laser vermelho e infravermelho é indicado para bioestimulação nas áreas de saúde em geral, em estomatologia são o alívio da dor e a prevenção de recorrências em aftas e herpes labial (aftas menores, herpes simples), ablação de excesso de tecido benigno e irritante (estímulo fibroma), correção de bandas labiais e linguais e hemostasia de tecidos moles.
Abaixo segue imagem do aparelho que utilizamos

Outro uso, são os laseres de alta potência, que utilizam o CO², são mais potentes e a absorção da luz do laser produz efeitos fototérmicos como coagulação, vaporização e fotoablação. Uma grande vantagem vemos em cirurgias odontológicas, onde o sangramento mínimo no campo cirúrgico permite ótima visibilidade para o cirurgião-dentista e alto conforto ao paciente, uma vez que nenhum fechamento primário da ferida com suturas é necessário.
Segue abaixo o aparelho que utilizamos em nossas cirurgias:

Abaixo segue uma imagem de cirurgia feita com o Laser de alta potência.

Referências:
1- Os equipamentos são adquiridos no site www.dmcgroup.com.br
2-Outras informações importantes a respeito dos laseres de alta e baixa potência. https://www.nupen.com.br/laser/laser-2/
3- Abaixo o artigo que nos baseamos para nosso estudo. Artigo realizado pelos alunos da Universidade de Zurich na Suiça.
